quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Relembrando Pippin, o console fracassado da Apple


por Jservolus, fonte Kotaku, data 22:08 (29 minutos atrás) editar remover


imagem


imagem


imagem


Hoje é um dia para relembrar todas as coisas boas, ruins ou simplesmente inspiradoras que foram criadas pela Apple, empresa que Steve Jobs ajudou a fundar no longínquo ano de 1976.

Então vamos relembrar a primeira e única tentativa da Apple de fazer parte do mercado de consoles: o Pippin.

Claro, o iPhone e o iPad se tornaram poderosas plataformas de jogos nos últimos anos, e até mesmo os outrora desprezados notebooks e desktops da linha Mac estão ganhando cada vez mais jogos (mesmo que com certo atraso). Mas só o pior dos fãs extremistas diria que esses aparelhos foram criados com os games em mente.

O Pippin, porém, apesar de algumas pretensões de ser um computador caseiro básico e/ou uma plataforma educacional, era essencialmente um console de videogame.

Ao contrário dos consoles modernos, o Pippin era uma máquina poderosa no mercado altamente competitivo de meados da década de 1990 e, como outras máquinas daquela época (3DO, lembra?), não foi concebido como um console criado por uma única empresa, como poderíamos classificar os consoles da Nintendo, Microsoft ou Sony na atual geração.

Ele foi concebido como um aparelho que poderia ser licenciado para diversas outras empresas. A Apple tinha desenhado as entranhas da máquina, mas deixaria a fabricação para terceiros. Assim, por exemplo, a empresa A poderia construir uma versão do console, enquanto a empresa B poderia usar o mesmo hardware interno, mas com uma carcaça e apresentação totalmente distintos

Nenhum comentário:

Postar um comentário