terça-feira, 4 de outubro de 2011

Metade dos gamers é contra os consoles 3D

por matheusvasco, fonte Henrique/Geek, data 13:50 (4 horas atrás) editar remover



imagem

44% dos entrevistados afirmaram que não acham a tecnologia necessária.

Por Fernanda Morales

As empresas produtoras de consoles de videogames estão interessadas em levar a tecnologia 3D para dentro dos seus jogos, seguindo os passos do cinema e da televisão. Mas, esmo levando milhares de espectadores às salas de cinema todo mês, será que a tecnologia 3D é bem quista pelos gamers? Um estudo com gamers convictos parece indicar que não, a tridimensionalidade não é bem vinda.

O site Playr2.com  realizou uma pesquisa com mais de mil pessoas (na verdade, exatemente 1.001 pessoas) que afirmaram ser gamers convictos e a maioria dos entrevistados afirmou não estarem interessados na nova tecnologia. Na verdade, foi quase um empate (51% contra, 47% a favor), mas surpreende ? mesmo que não fosse a maioria ? saber que um número expressivo de pessoas não aprecia a novidade.

De acordo com o site Game Rant, 51% dos entrevistados afirmaram que não gostam da ideia dos consoles terem suporte 3D. Já 47% afirmou que gostaria de jogar games em 3D no futuro e, apenas 2% não têm opinião formada sobre o assunto.

Dos 51% dos entrevistados contra consoles 3D, 44% afirmaram que não veem necessidade na tecnologia, enquanto 28% afirmou que a tecnologia 3D atual não é muito impressionante. A maior reclamação, segundo a pesquisa, reside na necessidade de uma TV especial para isso: 73% de todos os entrevistados (ou seja, inclui-se aí os "a favor" também) afirmaram não pretender comprar uma TV 3D no futuro próximo.

De fato, a tecnologia é, ainda, muito cara, e a programação idem: é preciso atualizar TUDO ? trocar o DVD player por um Blu-Ray 3D, comprar novamente os filmes que tem em casa, assinar canais de TV paga com programação 3D, comprar um console de games 3D e títulos também em 3D? ? e mesmo assim a maioria do conteúdo a ser assistido no novo (e mais caro) televisor ainda será 2D. Não parece ser uma relação custo/benefício muito boa ainda. E ainda há a necessidade dos óculos especiais, que limitam a experiência a um numero finito (e baixo) de participantes.

Outro número corrobora essa resistência: 65% (também entre todos os entrevistados) disseram que vão trocar de console mesmo quea próxima geração não tenha recursos 3D ? o que demonstra a irrelevância da tecnologia entre os gamers pesquisados.

O fundador do site Playr2.com, Simon Kilby, afirmou para o Game Rant que diante de tantos rumores com relação aos lançamentos futuros, o site quis saber a opinião dos jogadores sobre a possível criação de consoles 3D, possivelmente para a próxima geração.

"Foi surpreendente ver que a maioria dos jogadores era contra, e que muitos [, mesmo os 'a favor',] parecem estar bem desapontados com a tecnologia presente no Nintendo 3DS e não gostariam de ver a mesma tecnologia se espalhar por outros consoles", afirmou Kilby.

Empresas como Sony e Nintendo estão investindo muito no mercado 3D e segundo o Xbox Freedom, não deve demorar muito para a Microsoft também investir no ramo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário