quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Prêmio Nobel de Física 2011

por vinny_td, fonte Topicos/Estadao, data 19:53 (3 horas atrás) editar remover


imagem
  Duas Galáxias colidindo, observado pelo supertelescópio ALMA

Três cientistas americanos ganharam ontem o Prêmio Nobel de Física pela descoberta de que o universo está expandindo em ritmo acelerado. A surpreendente revelação sugere que o cosmo pode estar caminhando para um futuro frio e escuro, ao invés de um repleto de calor e luz.

Em 1998, Saul Perlmutter, Brian Schmidt e Adam Riess apresentaram descobertas que revolucionaram a ideia convencional de que a velocidade de expansão do universo estaria diminuindo desde o Big Bang, há 13,7 bilhões de anos.

Trabalhando em duas equipes distintas e independentes, eles procuravam medir a expansão do universo analisando a luz de dúzias de estrelas que explodiam - as chamadas supernovas. Viram que a luz era mais fraca que o esperado, mostrando que a velocidade de expansão do universo cresce a cada instante.

A revelação levantou uma questão fundamental: o que estaria por trás da expansão do universo? Os cientistas batizaram a misteriosa força de energia escura, mas ninguém sabe o que é. Outra consequência é que o universo vai se tornar gradualmente mais frio, à medida que a matéria se espalha por distâncias cada vez maiores no universo, afirma Lars Bergstron, do comitê do Nobel.

imagem


imagem

por vinny_td, fonte: Topicos/Estadao

Nenhum comentário:

Postar um comentário