terça-feira, 18 de outubro de 2011

Neurocientista diz que games causam demência e podem "explodir a mente"

por diego.c11, fonte Ggbr, data 14 Out 20:17 (4 dias atrás) editar remover


Você não absolutamente adora quando algum cientista posta uma declaração sobre games sem publicar um artigo científico sobre o fato? É como um "off" jornalístico, eu digo isso para um jornal, mesmo que ainda não tenha apresentado isto para a comunidade.

Pois o mais novo membro a se juntar a este escopo é Susan Adele Greenfield, conhecida como Baronesa Greenfield, que deu uma declaração sobre games e demência ao tabloide britânico The Sun. Greenfield afirmou que "As tecnologias de tela causam uma alta estimulação do sistema cerebral subjacentes a uma adição. O resultado é uma atração por mais tempo de tela". Sim, ela quer dizer que por conta da alta atividade, pode viciar. Um aviso: novelas também se passam em tecnologia de tela.
imagem


E ela continuou: "O cérebro pode, temporariamente, pode ser desabilitado por atividades de alto conteúdo sensorial ? ´explodindo a mente´. Ou podem ficar permanentemente degenerados, ou seja, causando demência".

Claro que "atividades de alto conteúdo sensorial", é um conceito muito frouxo para ser aplicado a algo tão específico como videogame. Aqui, listo algumas das atividades que ACREDITO me causarem alto impacto de conteúdo sensorial:

-Ler livros, e imaginar as cenas enquanto leio
-Jogar sinuca, ou xadrez, tentando visualizar os próximos passos do oponente
-Assistir Lost
-Ver o show da Lady Gaga e contar quantos figurinos ela usa
-Tentar entender como meu irmão bota uns códigos numa página em branco e sai um jogo
-Dançar na The Edge, enquanto vejo outros dançando
-Ver a prima do Della de 5 anos brincar com uma câmera fotográfica
-Brincar com caneta laser com minhas gatas
-Assistir a Jesus e Vini Lima bêbados dançando pole dancing em festas do mercado de games

Assim, minha conclusão científica é de que livros, sinuca, Lady Gaga, Lost, a The Edge, a prima do Della, meu irmão, minhas gatas e meus amigos Jesus e Vini Lima podem causar demência e "explodir a mente".

A saber, outros membros da comunidade científica, como Ben Goldacre, vieram a público criticar a entrevista, e pedir para que a Baronesa, por favor, fizesse um artigo formal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário